Mulheres Agricultoras apresentam reivindicações na Câmara

Publicado em 05/04/2017 às 18:36 - Atualizado em 05/04/2017 às 18:39

Atendendo a um convite feito pelo presidente da Câmara, Francisco Moreira Lopes, representantes da Associação de Mulheres Agricultoras e do Sindicato Rural estiveram na Tribuna da Câmara, em sessão desta terça-feira (4), para falar sobre as atividades das duas instituições. Nelsa Schatz, presidente da Associação Intermunicipal de Mulheres Agricultoras e Mercedes Prando Stella – presidente da Associação Municipal de Mulheres Agricultoras apresentaram reivindicações aos vereadores.

Relataram a falta de uma extensionista social para atuar junto as mulheres agricultoras e de um médico veterinário para atender agricultores que não integrados a cooperativas. Pediram por cursos profissionalizantes e relataram a necessidade de que as estradas do interior sejam mantidas em boas condições. “Aproveitamos ainda para reivindicar melhorias para a estrutura física da feira livre, inclusive com a construção de rampas para cadeirantes”, disse Nelsa.

Elas relataram a preocupação das mulheres agricultoras com a Reforma da Previdência e disseram que o grupo está disposto a participar de mobilizações e protestos, se necessário, contra as mudanças que incluem o setor rural. Quanto ao estacionamento rotativo, solicitaram que seja avaliada a possibilidade da liberação de cobrança para os pequenos agricultores que fazem entregas no comercio local. “São necessárias várias  paradas rápidas para fazer as entregas, pagar por cada uma delas se torna muito caro”, disse Mercedes. Um documento com todas as reivindicações foi entregue aos vereadores. “Vamos ao conhecimento do Executivo e buscar a solução naquilo que for possível”, afirmou o presidente Chico.

Sindicato Rural: o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba e Luzerna, Dileto Paganini, também falou sobre as atividades da instituição, serviços prestados e conquistas. Demonstrou sua preocupação sobre a ausência dos jovens no campo. “É preciso avançar na discussão e na busca por solução para a falta de interesse dos jovens pela agricultura”. Os vereadores aproveitaram da oportunidade para fazer diversos questionados e esclarecer dúvidas.

05-04-17