Favretto apresenta projeto Abril Verde

Publicado em 06/04/2017 às 17:42 - Atualizado em 06/04/2017 às 18:12

Objetivo é dar destaque a campanhas de prevenção a acidentes de trabalho

Recebeu aprovação por unanimidade, na sessão de quarta-feira (5) da Câmara de Vereadores de Joaçaba, o projeto de lei Legislativo nº 003 de autoria do vereador Sergio Favretto (PT). O projeto denominado ‘Abril Verde’ visa centralizar esforços no mês de mesmo nome em prol da conscientização e da redução do número de acidentes de trabalho.

Favretto diz que apresentou o projeto atendendo a uma solicitação feita pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba. E, que o movimento Abril Verde é uma iniciativa da categoria dos Técnicos de Segurança no Trabalho em todo o país.

“Apesar de todos os esforços que vem sendo realizados por diversas entidades, ainda temos hoje um grande número de acidentes e doenças do trabalho. Assim, se torna necessária a mobilização junto à sociedade para tratar deste tema. Com a aprovação do projeto, fica instituída a campanha de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais denominada Abril Verde, a ser promovida anualmente durante o mês de abril. Agora ficará a cargo da prefeitura regulamentar e implementar as ações”, informa Favretto. Representantes de sindicatos estiveram na sessão para acompanhar a aprovação do projeto.

O mês de abril: no dia 28 de abril o mundo todo lembra o ‘Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho’, instituído por iniciativa de Sindicatos Canadenses e escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121 de 25 de maio de 2005, tornando o dia 28 de abril como ‘Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’. No dia 07 de abril é celebrado o ‘Dia Mundial da Saúde’, instituído pela Organização Mundial de Saúde.

06-04-17